
Hinduísmo
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Brama, uma das principais divindades do hinduísmo. O hinduísmo é uma tradição religiosa[1] que se originou no subcontinente indiano. O hinduísmo é frequentemente chamado de Sanātana Dharma (सनातन धर्म) por seus praticantes, uma frase em sânscrito que significa "a eterna dharma (lei)"[2] Num sentido mais abrangente, o hinduísmo abrange o bramanismo, a crença na "Alma Universal", Brâman; num sentido mais específico, o termo se refere ao mundo cultural e religioso, ordenado por castas, da Índia pós-budista.[3] Entre as suas raízes está a religião védica da Idade do Ferro na Índia. O hinduísmo é citado frequentemente como a "mais antiga tradição religiosa" dentre os principais grupos religiosos do mundo,[4][5] ou como a "mais antiga das principais tradições existentes".[6][7][8] É formado por diferentes tradições e composto por diversos tipos, e não possui um fundador.[9] Estes tipos, sub-tradições e denominações, quando somadas, fazem do hinduísmo a terceira maior religião, depois do cristianismo e do islamismo, com aproximadamente um bilhão de fiéis, dos quais cerca de 905 milhões vivem na Índia e no Nepal.[10] Outros países com populações significativas de hinduístas são Bangladesh, Sri Lanka, Paquistão, Malásia, Singapura, ilhas Maurício, Fiji, Suriname, Guiana, Trinidad e Tobago, Reino Unido, Canadá e Estados Unidos. O vaso corpo de escrituras do hinduísmo se divide em shruti ("revelado") e smriti ("lembrado"). Estas escrituras discutem a teologia, filosofia e a mitologia hinduísta, e fornecem informações sobre a prática do dharma (vida religiosa). Entre estes textos os Vedas e os Upanixades possuem a primazia na autoridade, importância e antiguidade. Outras escrituras importantes são os Tantras, os Ágamas, sectários, e os Puranas (AFI: [Purāṇas]), além dos épicos Maabárata (AFI: [Mahābhārata]) e Ramáiana (AFI: [Rāmāyaṇa]). O Bagavadguitá (AFI: [Bhagavad Gītā]), um tratado do Maabárata, narrado pelo deus Críxena (Krishna), costuma ser definido como um sumário dos ensinamentos espirituais dos Vedas.[11] Os hindus acreditam num espírito supremo cósmico, que é adorado de muitas formas, representado por divindades individuais. O hinduísmo é centrado sobre uma variedade de práticas que são vistos como meios de ajudar o indivíduo a experimentar a divindade que está em todas as partes, e realizar a verdadeira natureza de seu Ser. A teologia hinduísta se fundamenta no culto aos avatares (manifestações corporais) da divindade suprema, Brâman. Particular destaque é dado à Trimurti - uma trindade constituída por Brama (Brahma), Xiva (Shiva) e Vixnu (Vishnu). Tradicionalmente o culto direto aos membros da Trimurti é relativamente raro - em vez disso, costumam-se cultuar avatares mais específicos e mais próximos da realidade cultural e psicológica dos praticantes, como por exemplo Críxena (Krishna), avatar de Vixnu e personagem central do Bagavadguitá.
__________________________________________
*** O Hinduísmo é uma religião presente principalmente na Índia. De acordo com os dados fornecidos pelo testo, que semelhanças ou diferenças podemos traçar entre esta religião e o Cristianismo Ocidental?
__________________________________________
Quer saber mais sobre os detalhes dessa religião? Não deixe de conferir os links (palavras sublinhadas em azul) no texto!
Quer saber mais sobre os detalhes dessa religião? Não deixe de conferir os links (palavras sublinhadas em azul) no texto!

eles são semelhantes,nas várias crenças,cheio de caracteristicas como : cada classe tem a sua importancia na sociedade,eles adoram os proprios deuses dependendo de seu país...
ResponderExcluirDe acordo com os dados fornecidos pelo texto e outras pesquisas realizadas,as diferenças notadas entre essas religiões são:no hinduísmo acredita-se em vários deuses sendo o Brâman a divindade suprema,já no cristinismo existe um só Deus,eternamente subsistente em três pessoas distintas pai,filho e espírito santo.
ResponderExcluirSão muito diferentes, no hinduismo eles acreditam em vários deuses como:Os deuses Vishnu, Shiva e Brahma são diferentes formas e nomes de um mesmo deus. Segundo a crença, Vishnu, por exemplo, apareceu na Terra de várias formas.
ResponderExcluirEntre esses deuses, Krishna e Rama são especialmente venerados e reverenciados.A maioria dos ocidentais acredita que o hinduísmo seja uma religião politeísta, o que significa adorar vários deuses.
Mas os hinduístas acreditam somente em um deus supremo, chamado de Brahman, considerado um espírito supremo que permeia tudo.
Mas Brahman não é um ser no sentido do Deus dos cristãos. Brahman é inteiramente impessoal e impossível de ser descrito.
Já para o cristianismo existe só um deus, o deus maior e único.
Mas, tanto no cristianismo quanto no hinduismo há um livro.
No hinduismo esses livros são os vedas: Os vedas foram divididos em quatro partes:
Samhitas (1200-900 a.C), a mais antiga parte dos vedas composta de hinos para louvor a deus.
Brahmanas (100-650 a.C), rituais e orações para orientar os sacerdotes em seus ofícios.
Araniakas a respeito do louvor e meditação.
Upanishads (400-200 a.C) consiste de ensinamentos espirituais e filosóficos sobre o hinduísmo.
Já no cristianismo a bíblia é bem diferente dos vedas. A bíblia é um livro que foi escrita a pedido de Jesus por homens inspirados por Deus, nela encontramos instrução para vivermos da maneira conforme o nosso Criador deseja que vivamos.
Independente dos costumes ou crenças todas as religiões devem viver em Harmonia e respeito.
Tudo bem que cada pais ou continente vive de seu modo mais quem e a gente para julgar se a gente nasce brama ou um dalite a india não deveria ter esse sistema que julga as pessoas o unico religião que adoro o deus vivo e o cristianismo que é pai,filho e espirito santo,por isso que o brasil é um país prevelegiado claro que tem pessoas que superior a outras mas mesmo assim não é todos.
ResponderExcluir