quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Conhecendo mais sobre a Ásia


Hinduísmo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Brama, uma das principais divindades do hinduísmo. O hinduísmo é uma tradição religiosa[1] que se originou no subcontinente indiano. O hinduísmo é frequentemente chamado de Sanātana Dharma (सनातन धर्म) por seus praticantes, uma frase em sânscrito que significa "a eterna dharma (lei)"[2] Num sentido mais abrangente, o hinduísmo abrange o bramanismo, a crença na "Alma Universal", Brâman; num sentido mais específico, o termo se refere ao mundo cultural e religioso, ordenado por castas, da Índia pós-budista.[3] Entre as suas raízes está a religião védica da Idade do Ferro na Índia. O hinduísmo é citado frequentemente como a "mais antiga tradição religiosa" dentre os principais grupos religiosos do mundo,[4][5] ou como a "mais antiga das principais tradições existentes".[6][7][8] É formado por diferentes tradições e composto por diversos tipos, e não possui um fundador.[9] Estes tipos, sub-tradições e denominações, quando somadas, fazem do hinduísmo a terceira maior religião, depois do cristianismo e do islamismo, com aproximadamente um bilhão de fiéis, dos quais cerca de 905 milhões vivem na Índia e no Nepal.[10] Outros países com populações significativas de hinduístas são Bangladesh, Sri Lanka, Paquistão, Malásia, Singapura, ilhas Maurício, Fiji, Suriname, Guiana, Trinidad e Tobago, Reino Unido, Canadá e Estados Unidos. O vaso corpo de escrituras do hinduísmo se divide em shruti ("revelado") e smriti ("lembrado"). Estas escrituras discutem a teologia, filosofia e a mitologia hinduísta, e fornecem informações sobre a prática do dharma (vida religiosa). Entre estes textos os Vedas e os Upanixades possuem a primazia na autoridade, importância e antiguidade. Outras escrituras importantes são os Tantras, os Ágamas, sectários, e os Puranas (AFI: [Purāṇas]), além dos épicos Maabárata (AFI: [Mahābhārata]) e Ramáiana (AFI: [Rāmāyaṇa]). O Bagavadguitá (AFI: [Bhagavad Gītā]), um tratado do Maabárata, narrado pelo deus Críxena (Krishna), costuma ser definido como um sumário dos ensinamentos espirituais dos Vedas.[11] Os hindus acreditam num espírito supremo cósmico, que é adorado de muitas formas, representado por divindades individuais. O hinduísmo é centrado sobre uma variedade de práticas que são vistos como meios de ajudar o indivíduo a experimentar a divindade que está em todas as partes, e realizar a verdadeira natureza de seu Ser. A teologia hinduísta se fundamenta no culto aos avatares (manifestações corporais) da divindade suprema, Brâman. Particular destaque é dado à Trimurti - uma trindade constituída por Brama (Brahma), Xiva (Shiva) e Vixnu (Vishnu). Tradicionalmente o culto direto aos membros da Trimurti é relativamente raro - em vez disso, costumam-se cultuar avatares mais específicos e mais próximos da realidade cultural e psicológica dos praticantes, como por exemplo Críxena (Krishna), avatar de Vixnu e personagem central do Bagavadguitá.


__________________________________________
*** O Hinduísmo é uma religião presente principalmente na Índia. De acordo com os dados fornecidos pelo testo, que semelhanças ou diferenças podemos traçar entre esta religião e o Cristianismo Ocidental?

__________________________________________
Quer saber mais sobre os detalhes dessa religião? Não deixe de conferir os links (palavras sublinhadas em azul) no texto!

4 comentários:

  1. eles são semelhantes,nas várias crenças,cheio de caracteristicas como : cada classe tem a sua importancia na sociedade,eles adoram os proprios deuses dependendo de seu país...

    ResponderExcluir
  2. De acordo com os dados fornecidos pelo texto e outras pesquisas realizadas,as diferenças notadas entre essas religiões são:no hinduísmo acredita-se em vários deuses sendo o Brâman a divindade suprema,já no cristinismo existe um só Deus,eternamente subsistente em três pessoas distintas pai,filho e espírito santo.

    ResponderExcluir
  3. São muito diferentes, no hinduismo eles acreditam em vários deuses como:Os deuses Vishnu, Shiva e Brahma são diferentes formas e nomes de um mesmo deus. Segundo a crença, Vishnu, por exemplo, apareceu na Terra de várias formas.

    Entre esses deuses, Krishna e Rama são especialmente venerados e reverenciados.A maioria dos ocidentais acredita que o hinduísmo seja uma religião politeísta, o que significa adorar vários deuses.

    Mas os hinduístas acreditam somente em um deus supremo, chamado de Brahman, considerado um espírito supremo que permeia tudo.

    Mas Brahman não é um ser no sentido do Deus dos cristãos. Brahman é inteiramente impessoal e impossível de ser descrito.
    Já para o cristianismo existe só um deus, o deus maior e único.
    Mas, tanto no cristianismo quanto no hinduismo há um livro.
    No hinduismo esses livros são os vedas: Os vedas foram divididos em quatro partes:

    Samhitas (1200-900 a.C), a mais antiga parte dos vedas composta de hinos para louvor a deus.
    Brahmanas (100-650 a.C), rituais e orações para orientar os sacerdotes em seus ofícios.
    Araniakas a respeito do louvor e meditação.
    Upanishads (400-200 a.C) consiste de ensinamentos espirituais e filosóficos sobre o hinduísmo.
    Já no cristianismo a bíblia é bem diferente dos vedas. A bíblia é um livro que foi escrita a pedido de Jesus por homens inspirados por Deus, nela encontramos instrução para vivermos da maneira conforme o nosso Criador deseja que vivamos.
    Independente dos costumes ou crenças todas as religiões devem viver em Harmonia e respeito.

    ResponderExcluir
  4. Tudo bem que cada pais ou continente vive de seu modo mais quem e a gente para julgar se a gente nasce brama ou um dalite a india não deveria ter esse sistema que julga as pessoas o unico religião que adoro o deus vivo e o cristianismo que é pai,filho e espirito santo,por isso que o brasil é um país prevelegiado claro que tem pessoas que superior a outras mas mesmo assim não é todos.

    ResponderExcluir